Uma comitiva de prefeitos e secretários municipais das cidades que fazem parte da Quarta Colônia está em Brasília desde segunda-feira. O grupo está na Capital Federal para apresentar projetos para beneficiar a pesquisa na área da paleontologia na região.
A comitiva é composta pelo prefeito de Restinga Seca, Mauro Schünke, pelo prefeito de Dona Francisca, Saul Antonio Dal Forno Reck, pelo prefeito de Faxinal do Soturno, Volnei Colvero Savagnago, pelo prefeito de Nova Palma, Adroaldo José Santi, pela prefeita de São João do Polêsine, Valserina Bulegon Gassen, pelo secretário-executivo do Condesus, José Itaqui, e pelos vereadores João Ewaldo Schlosser, de Dona Francisca, e Lauro Marquet e Abel dos Santos, de Restinga Seca.
A comitiva apresentou ao senador Paulo Paim (PT) o projeto Parques Paleontológicos Integrados da Quarta Colônia. O projeto compreende quatro unidades museológicas a serem construídas nos municípios de Agudo, Dona Francisca, São João do Polêsine e Faxinal do Soturno.
O Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é a unidade mais complexa, em São João do Polêsine. O centro tem o setor científico, com salas de estudo, biblioteca, salas de preparação e de pesquisa, reserva técnica e setor de administração, em 1,2 mil m² de área construída. A função específica é a pesquisa, aberta às demais universidades gaúchas que atuam neste campo das ciências.
A região possui mais de 4 mil pontos de afloramentos de rochas fossilíferas com datações geológicas do Período Triássico.
Nesta quarta-feira, ainda ocorrem as audiências no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e reunião com assessores da Senadora Ana Amélia Lemos (PP).
"